Banda, DJ ou Escola de Samba: qual destas atrações contratar para o seu evento?

Banda, DJ ou Escola de Samba

Qualquer que seja o motivo pelo qual você pretenda receber convidados, uma das grandes dúvidas dos anfitriões é decidir pela melhor atração para festas: banda, DJ ou escola de samba?

Por conta disso, nós preparamos um pequeno tutorial com os prós e contras de cada atração musical. De toda forma, por maior que seja o seu empenho, tenha em mente que é muito difícil agradar a todos os convidados. Continue a leitura!

O que considerar ao contratar uma de banda?

Acredita que uma banda é a melhor atração para o seu evento? De fato, seus integrantes são capazes de transformar a pista de dança em um verdadeiro show, com performances acompanhadas de efeitos de luz e som, além de um corpo de baile.

Como as músicas são tocadas ao vivo, existe a oportunidade de uma maior interação com os convidados. Na tentativa de agradar a maior parte das pessoas presentes, o repertório pode passear por diversos ritmos.

Em contrapartida, as canções executadas são previamente combinadas e ensaiadas: não há como tocar uma música que esteja fora desta relação. A apresentação normalmente é dividida em duas partes, intercalada com uma pausa para descanso dos músicos.

Geralmente, é a atração para festas que apresenta o custo-benefício mais alto, já que também existe o cachê dos profissionais envolvidos com a montagem de palco.

O que considerar ao contratar um show de DJ?

Por conta da facilidade com a reprodução do setlist – é preciso apenas apertar o play para colocar os convidados para dançar – um DJ consegue comandar a pista por horas ininterruptas.

Em uma festa de casamento ou evento corporativo, as canções podem ser tocadas em suas versões originais ou então remixadas, para se aproximar do estilo do profissional.

Via de regra, há flexibilidade para atender a pedidos do público, embora alguns DJs restrinjam o seu repertório a determinado gênero musical. Esse profissional também pode animar o intervalo entre outras apresentações, inclusive, tocando em conjunto.

O que ponderar ao contratar um show de bateria escola de samba?

A apresentação de uma bateria de escola de samba pode funcionar como uma surpresa para os convidados do seu evento. Transportar a alegria do carnaval para o recinto costuma contagiar até mesmo aqueles que não são aficionados pela maior festa popular do mundo.

Diante de tamanha explosão de alegria, é quase impossível ficar indiferente a esse espetáculo, especialmente quando ele conta com a participação de lindas passistas, que podem trajar figurinos imponentes e luxuosos. Trata-se de uma excelente atração para eventos corporativos.

Como desvantagem, cita-se o fato de que, para a apresentação do casting completo, é necessário bastante espaço. Dependendo dos instrumentos utilizados e da infraestrutura do local, alguns buffets podem apresentar restrições a esse show, com medo de infringir a lei do silêncio.

É mesmo necessário escolher uma única atração?

Se, mesmo diante dos nossos esclarecimentos, você ainda está em dúvida sobre qual a melhor atração para eventos corporativos, festas ou casamentos, nós temos uma boa notícia: é possível reunir todas essas atrações em uma mesma celebração.

Para isso, basta que as apresentações sejam intercaladas. Se seguir essa estratégia, os artistas se revezarão no palco durante todo o evento, o que é um atrativo para que os convidados prolonguem sua permanência no recinto. Outra vantagem é o repertório eclético, que tende a agradar a todas as idades.

A facilidade é ainda maior se um mesmo fornecedor realizar esses três shows. É o caso da Apito de Mestre, que apesar de ter como missão a reverência ao samba e a cultura brasileira, oferece soluções completas para a sua festa, navegando por outros ritmos.

Esperamos que, após a leitura deste post você consiga optar com mais facilidade pela melhor atração para festas. Curta a página da Apito de Mestre no Facebook, informe-se sobre nossas atualizações e assista a vídeos de nossas apresentações!