Como organizar uma festa junina: das atrações a decoração

Banda Festa junina

Ao lado do carnaval, as festas juninas se firmam como uma das mais importantes manifestações da cultura popular brasileira. Embora os arraiás mais conhecidos sejam realizados no Nordeste, essa é uma tradição que toma conta do país inteiro.

Pensando nisso, a Apito de Mestre preparou um guia com um checklist básico para quem pretende organizar uma festa junina. São sugestões sobre como montar a decoração e escolher as melhores atrações para agradar seus convidados. Continue a leitura!

festa junina
banda para festa junina

Decoração de festa junina

Ao organizar uma festa junina, é preciso pensar na decoração. Um dos principais elementos são as tradicionais bandeirinhas, de várias cores, que podem ser adquiridas em diversas lojas.

Outro elemento que costuma estar presente é a palha de milho, que pode envolver as delícias colocadas na mesa central por exemplo. Chapéus podem estar espalhados pela parede, por exemplo. Também é bastante comum o uso de tecidos, como a chita.

Comidas típicas

Quem trabalha com eventos também deve se preocupar com os alimentos e bebidas que serão servidas aos convidados. Nas festas juninas, vários pratos tem o milho como seu ingrediente principal, como a canjica, a pipoca e a pamonha, além, é claro, da tradicional versão cozida.

Há opções para agradar todos os paladares: quem aprecia as sobremesas, pode escolher entre cocada, pé-de-moleque e bombocados. Como acompanhamento a tantos pratos deliciosos, a sugestão são as bebidas quentes, como quentão e vinho quente.

Brincadeiras para divertir

Ao organizar uma festa junina, é preciso incorporar as tradicionais brincadeiras típicas, como, por exemplo, a barraca da pesca, onde os convidados devem, literalmente, pescar o seu prêmio.

Outras atividades populares são a cadeia, onde um convidado deve ficar em um canto isolado da festa por alguns instantes. Para ser liberado, ele deve arcar com uma espécie de fiança, que nada mais é do que uma prenda. Já o correio elegante permite paquerar ou manifestar admiração por outras pessoas da festa.

Atrações musicais para quem quer organizar uma festa junina

Como em toda a celebração que se preze, a música é um elemento essencial para garantir a animação de uma festa junina. Como um diferencial, vale a pena contratar uma atração musical para surpreender seus convidados. Por mais cuidadoso que você tenha sido na seleção de músicas, nada se compara a energia de uma apresentação ao vivo.

Na hora de fazer essa escolha, que tal contar com a experiência de uma empresa reconhecida por valorizar a cultura brasileira? Com sua imagem bastante associada ao universo do samba, a Apito de Mestre mantém em seu elenco intérpretes de vários ritmos.

Para atender as demandas dos meses de junho e julho, nós montamos um show com as músicas mais tocadas nessa época, eternizadas por nomes como Gonzaguinha, Elba Ramalho e Alceu Valença, entre outros.

Gostou do nosso texto com orientações para organizar uma festa junina? Aproveite para entender quais são os critérios utilizados pela Apito de Mestre para precificar os seus shows. Até a próxima!