Músicas para Festa Junina: 4 clássicos para celebrar São João!

Sanfona para festa

Ainda faltam alguns meses para junho chegar, mas a seleção de músicas para festa junina deve ser uma preocupação de quem assume a responsabilidade pela organização de um arraiá.

Sanfona para festa

Mas, se você contratar um show temático, os artistas já virão com uma sugestão de repertório pronta. Veja agora algumas das principais canções executadas durante essa época. Aumente o som para se inspirar!

1.  Festa do Interior

“Fagulhas, pontas de agulhas / Brilham estrelas de São João / Babados, xotes e xaxados / Segura as pontas meu coração”. Os primeiros versos de Festa do Interior reafirmam a força da tradição de celebrar os festejos juninos.  

Composição de Moraes Moreira e Abel Silva, “Festa do Interior” foi lançada em 1982, no álbum “Fantasia”, de Gal Costa. Depois, houve regravações com outros intérpretes, como Elba Ramalho.

2.  O Sanfoneiro Só Tocava Isso

Tendo como seus principais intérpretes a dupla Tônico e Tinoco, “O Sanfoneiro Só Tocava Isso” se tornou um clássico e também está entre as mais populares músicas para festa junina. Em 2016, inclusive, a canção voltou a ganhar as paradas ao ser escolhida como tema de abertura da novela “Êta Mundo Bom”.

Na letra, há a exaltação bem-humorada a figura de um dos mais habilidosos instrumentistas: o sanfoneiro. E aquele reboliço que estava tão gostoso segue encantando diversas gerações até hoje, ainda que o sanfoneiro toque sempre os mesmos acordes. “Isso” se tornou um clássico da nossa cultura popular.

3. Isso Aqui Tá Bom Demais

“Olha, que isso aqui tá muito bom / Isso aqui tá bom demais / Olha, quem tá fora quer entrar / Mas quem tá dentro não sai”. O título e os versos traduzem com perfeição a essência do próprio arraiá. Quem resiste a esse delicioso arrasta-pé embalado pelo Dominguinhos?

“Isso Aqui tá Bom Demais” também dá título ao álbum de mesmo nome, lançado em 1985. A música é fruto de uma parceria com Chico Buarque e foi trilha sonora da novela “Roque Santeiro”, um clássico de Dias Gomes.

4. Asa Branca

Não poderíamos fechar uma lista com sugestões de músicas para festa junina sem citar “Asa Branca”, um clássico da cultura nacional interpretado pelo mestre Gonzagão. Se as outras três músicas enfatizam a alegria dessa celebração, é importante destacar a crítica social nessa letra.

Ao se questionar a razão de “tamanha judiação”, o compositor dá voz às agruras sofridas pelo povo nordestino em decorrência do período de seca que costuma afetar a região. Em um dos trechos, ele fala: “por falta d’água, perdi meu gado / morreu de sede / meu alazão”.

Além dessas quatro, poderíamos incluir várias outras, como “Xote das Meninas”, que conta a história da menina que “não dorme / nem estuda / não come nem quer nada”. Afinal de contas, “ela só quer, só pensa em namorar”.

Depois de ler – e ouvir – a nossa lista com músicas para festa junina, você ficou com vontade de contratar um show temático? Entre em contato conosco e aproveite para tirar todas as suas dúvidas! Até a próxima!