Samba, chorinho e pagode, qual é a diferença?

Samba, chorinho e pagode; estes possuem origens distintas, no entanto possuem algumas características em comum.

E tal semelhança não é à toa! Pois, eles caracterizam a música popular brasileira. 

Em relação às influências desses ritmos, pode-se dizer que elas vieram de muito longe.

Isto é, das danças de salão europeias à religiosidade das rodas de batuque africanas, passando, ainda, pelo “pagode” das senzalas, por exemplo.

Então, convido-lhe a conhecer e entender as diferenças entre esses três estilos que têm a cara do Brasil! Vamos lá?!

O chorinho

O chorinho, também conhecido simplesmente como Choro, é um gênero musical brasileiro que se originou no final do século XIX, como resultado da fusão de influências europeias e africanas. A chegada da Família Real Portuguesa ao Rio de Janeiro em 1808 desempenhou um papel fundamental nesse processo, já que trouxe consigo uma grande quantidade de músicos e influências culturais europeias.

Inicialmente, os músicos brasileiros se limitavam a reproduzir peças musicais europeias, mas com o tempo começaram a incorporar elementos locais e a desenvolver um estilo próprio. O Choro é caracterizado por sua execução instrumental virtuosística e improvisação, geralmente em pequenas formações musicais.

Entre os principais instrumentos utilizados no Choro estão o cavaquinho, bandolim, flauta, violão e pandeiro. Esses instrumentos são combinados para criar uma sonoridade rica e característica do gênero.

Chiquinha Gonzaga é frequentemente lembrada como uma das pioneiras do Choro e uma das primeiras mulheres a se destacar na música brasileira. Ela contribuiu significativamente para o desenvolvimento do Choro e sua popularização.

No século XX, figuras como Ernesto Nazaré, Pixinguinha e Jacob do Bandolim foram fundamentais para a consolidação do Choro como um dos principais gêneros musicais do Brasil. Eles criaram composições icônicas e contribuíram para a disseminação do Choro através de suas performances e gravações.

Em resumo, o Choro é um gênero musical brasileiro rico em história e tradição, que continua a ser apreciado e cultivado por músicos e ouvintes até os dias de hoje. Sua importância na cultura musical brasileira é indiscutível, e seu legado perdura através das gerações.

 

O samba

A música que migrou. Isto é, aquela que saiu da Bahia, se estabeleceu na capital da recém proclamada república. De lá, propagou-se por todo o país.

O que era representação da cultura negra que, após a abolição, começou a estabelecer-se nos morros, virou brasilidade nos transportes públicos da terra da garoa.

Da competição de frases e versos que se tornou o partido alto, aos sambas-enredo, o samba é sinônimo de festa. É uma festa de pessoas simples, sem regalias, cuja música é o retrato de suas vidas. É um manifesto. Um grito de liberdade em forma de música. Versos transformados em poesia por sua simplicidade e honestidade.

Os batuqueiros sempre a ritmar e o Apito do Mestre Anselmo a apitar, para que ninguém perca o compasso. Tudo para transformar cultura em samba e diversão. Até o sol raiar.

O pagode

Se o samba é música de quem combate o preconceito com festa, o mesmo vale para o pagode, que era o apelido pejorativo dado às festas dos escravos nas senzalas. Mesmo libertos, os negros tinham apenas suas tradições e traços culturais.

A confraternização dos agora libertos saiu das senzalas para fazer o tambor ressoar no fundo dos quintais e botequins. Antes de ser ritmo, o pagode era a festa dos sambistas. Não tinha muita distinção do seu gênero de origem. Veja o exemplo do Fundo de Quintal, considerado o primeiro grupo de pagode.

Na década de 1990, os pagodeiros se permitiram criar, misturando letras românticas a instrumentos com sonoridades diferentes, como os tantãs e teclados. Da fórmula, surgiram grandes sucessos.

A Apito de Mestre tem a música certa para sua festa

Você pode preferir o samba, chorinho ou o pagode romântico ou de mesa. A Apito de Mestre tem todos os ritmos para fazer sua festa ser uma explosão de alegria!

Entre em contato conosco e agende seu evento!

 

Como um treinamento experiencial com escola de samba pode ajudar com novos colaboradores

O Futuro do Samba no Carnaval e Como Espelhar Isso em Sua Empresa

O futuro do samba no carnaval e como espelhar isso em sua empresa

5 Benefícios de ter a equipe “Apito de Mestre” no seu time

plugins premium WordPress