A união perfeita: show de samba e mulatas

mulatas

A origem da palavra “mulato(a)” pode até vir de um termo pejorativo. Contudo, diante de tantos outros nomes, a negritude brasileira mostrou que a melhor maneira de combater as adversidades é com alegria e samba no pé.

 

Assim como a mistura de ritmos e tradições tornou o samba algo genuinamente nosso, os mulatos tornaram-se símbolos da mistura de raças que é o brasileiro. Tanto que hoje, um show de mulatas é atração no mundo inteiro.

 

Que tal conhecer melhor essa combinação sem igual?

As laranjas da Sabina

A apreciação da beleza das mulatas começou com um fato inusitado. Pouco após a abolição da escravatura, Dona Sabina, uma senhora mulata que vendia laranjas em frente à Escola de Medicina, foi proibida de trabalhar. Essa medida provocou a revolta dos estudantes, mobilizou a imprensa e virou até peça de teatro.

 

E adivinhe quem foi escalada para o papel da mulata Sabina? Uma atriz GREGA. Para chamar a atenção do público, era uma atriz jovem e sensual. Isso acontecia porque, mesmo no pós-escravidão, atuar não era um ofício que a população negra costumava ter. Desde então, mulata virou sinônimo de beleza e sensualidade.

Dos morros para o mundo

Enquanto a população negra e mulata tentava se posicionar na sociedade, o samba chegava às casas das tias baianas, no Rio de Janeiro.

 

Se na época não era comum às mulheres serem ritmistas, a elas era permitido sambar. Da arte para a realidade, as mulatas passaram a representar a música que nascia nos morros.

 

Levando, com muito rebolado, os sambas compostos nos fundos de quintal, as mulatas tornaram-se as grandes musas dos shows de samba.

 

Essa valorização já vem de muitas décadas. Por exemplo, “Mulata Fuzarqueira“, de Noel Rosa, mostrava a adoração dos sambistas pelas mulatas. Martinho da Vila também usou a música para, com um bom samba, promover a paz e destacar grandes mulatos brasileiros, em “Salve a Mulatada Brasileira“.

 

Os grandes desfiles e apresentações de carnaval sempre trazem mulatas mostrando a beleza nascida e criada nos morros.

 

Passistas, rainhas de bateria e destaques são muito mais que um corpinho bonito. São a prova de que a mistura de povos faz parte da essência do samba e do povo brasileiro.

Um show de mulatas especial para o seu evento

Assim como as mulatas foram as responsáveis por levar o samba aos pés de todos os brasileiros, elas também ajudam a fortalecer a marca da sua empresa!

 

Ao lado dos ritmistas da vermelho e branco da Vila Aurora, você pode contar com a ginga das nossas mulatas em ações promocionais, comerciais e produções audiovisuais com vestimenta tradicional de biquíni fio dental ou de vestido. A gente também leva essas beldades para a confraternização da sua empresa!

 

Mas não pense que as mulatas só sambam nas empresas. Se o samba é cultura, além do cavaquinho, do surdo e da cuíca, em show de samba não pode faltar o desfile das passistas da Apito de Mestre!

 

Nossa bateria de escola de samba faz o show na sua festa de aniversário, no casamento, ou, se você preferir, montamos aquela roda de samba só para comemorar.

 

Ficou com vontade de participar de um show de samba com mulatas?  Entre em contato com a gente e agende o seu!