Mais que diversão: por que desenvolver um programa de treinamento com Escola de Samba Corporativa?
Em tempos marcados pela extrema concorrência, a oferta de um programa de treinamento se tornou um dos pilares da estratégia de qualquer empresa que deseje se tornar mais competitiva.
Qual a relação e as lições das escolas de samba entre o mundo dos negócios e a maior festa popular do Brasil, podem ensinar e entenda os pontos em comum que existem entre esses dois universos!
Por que é tão importante investir na qualificação dos funcionários?
Em uma época marcada pelo alto nível de competitividade, as empresas que mantém em seus quadros funcionários mais qualificados, que se caracterizam por sua capacidade de adaptação as mais diferentes situações, levam uma vantagem competitiva.
Nesse sentido, as organizações devem oferecer oportunidades para que seus colaboradores desenvolvam as habilidades técnicas e comportamentais, de modo que a sua atuação contribua para o alcance dos resultados organizacionais desejados.
Os benefícios de um programa de treinamento são vários. Percebe-se, notadamente, uma elevação nos padrões de qualidade, com profissionais que desenvolvem novos olhares para as situações e desafios impostos no dia a dia. Com isso, a tendência é alcançar a excelência no atendimento, o que se reflete no aumento do nível de satisfação dos clientes.
Que lições o carnaval e Escola De Samba pode ensinar ao mundo corporativo?
A responsabilidade por planejar um programa de treinamento recai sobre o Departamento de Recursos Humanos, que dispõe de autonomia para convidar pessoas de outros universos para coordenar essa atividade.
Nesse contexto, vale destacar a identificação de elementos comuns entre o universo do samba e o mundo dos negócios, que vão muito além dos eventos corporativos. As alas de uma escola de samba podem ser comparadas aos diferentes setores que fazem parte de uma organização.
Para alcançar o resultado desejado – a maior pontuação entre os participantes do desfile – é preciso que cada componente execute a sua tarefa com precisão. Mas, por outro lado, a harmonia e a evolução dependem da performance coletiva.
Guardadas as devidas proporções, a dinâmica do universo corporativo é semelhante. Um treinamento com samba estimula e resgata a importância da atuação em grupos e o papel de um líder para conseguir com que a sua equipe alcance o rendimento esperado.
Como funciona o treinamento com Escola de samba Corporativa?
Via de regra, o encontro consiste em três etapas: na primeira, há uma conversa com os participantes, seguida por uma dinâmica com escola de samba, na qual os funcionários devem criar uma agremiação fictícia e produzir um desfile de uma escola de samba em poucas horas, atentando-se a todas as etapas.
Do ponto de vista corporativo, os participantes são estimulados a desenvolver novos olhares e superar suas limitações, sendo convidados a tomar decisões que podem interferir positiva ou negativamente no desempenho do grupo.
Outra competência bastante trabalhada é a criatividade, em atividades como a composição de um samba ou o desenvolvimento de protótipos e confecção de fantasias. Embora exista um planejamento pré-definido, podemos fazer alterações no treinamento de acordo com a sua necessidade específica.
Estimule a criatividade e a tomada de decisões
Ser criativo e capaz de tomar decisões rápidas, mesmo em condições adversas. Essas são competências essenciais tanto a empresários quanto a carnavalescos. Descubra o que esses dois universos tem em comum;