Celebração de ano novo: das tradições às dicas de onde ir!

No fim de dezembro, é normal que as pessoas façam um balanço de tudo o que aconteceu nos últimos doze meses, bem como renovem as esperanças, definam metas e se programem para a celebração de ano novo.

Nesse contexto, a noite da virada de 31 de janeiro para 1 de janeiro adquiriu um simbolismo especial em todo o mundo. Mas você já se programou para o seu próximo réveillon? Hoje damos início a uma série de posts que vão te ajudar a começar 2020 de maneira incrível.  Viva uma experiência única!


Foto Fernando Maia / Riotur

Toda celebração de Ano Novo que se preze é marcada por algumas tradições. As pessoas se apegam a algumas superstições e acreditam que elas lhe trarão sorte para o período que se inicia. E também aproveitam para extravasar suas emoções e desejos.

Quem mora ou está na praia, por exemplo, mantém a tradição de pular sete ondas. Reza a lenda que, a cada onda pulada, a pessoa deve fazer um desejo, sem dar as costas para o mar após o final do ritual.

Outro costume bastante comum nessa época do ano é usar roupa branca. Esse hábito se popularizou por influência dos que creem candomblé, que vestiam trajes brancos no réveillon de Copacabana.  

Se, no traje visível o branco ainda predomina, a mesma conclusão não se aplica às roupas íntimas. Homens e mulheres acreditam que as diferentes cores estão associadas às realizações de diferentes desejos. Quem deseja que o novo ano seja mais próspero financeiramente, normalmente aposta no amarelo.

 

Samba, queima de fogos: Onde passar a festa da virada?

Para além das tradições, o mais importante na celebração do ano novo é estar ao lado de quem a gente gosta: seja da família, amigos ou em um momento a dois, na companhia de seu grande amor.

Para quem não se importa em estar no meio da multidão, uma boa opção são os eventos públicos e gratuitos. Um ótimo exemplo é a festa de Réveillon em Copacabana, que a cada ano, recebe milhões de pessoas para prestigiar a queima de fogos e os espetáculos musicais em uma das praias mais famosas do Rio de Janeiro, com destaque para os shows de samba.

Em São Paulo, a concentração ocorre na Avenida Paulista, um dos mais tradicionais pontos da cidade. Na última noite do ano, os carros cedem lugar às pessoas, que celebram junto com as atrações do palco.

Há, ainda, as ceias promovidas por clubes, hotéis, pousadas e restaurantes, qualquer que seja a cidade em que você vive. Opções para quem quer se divertir não faltam.

 

E para organizar uma celebração de ano novo particular?

Por outro lado, há quem não abra mão de festejar, mas prefira uma celebração de ano novo mais reservada, com a presença de familiares ou amigos mais íntimos. Mas nem por isso o evento perde em alegria.

Neste caso, os anfitriões podem optar por receber os convidados em sua própria residência ou então alugar uma propriedade. Nada impede que a confraternização comece bem antes (ou termine bem depois) da virada, com o batuque de uma .

Se essa é a sua intenção, em nosso próximo post nós vamos dar dicas para ajudar você a organizar uma celebração de ano novo inesquecível: você vai saber tudo o que precisa para encantar seus convidados e entrar o ano com ótimas energias! Até a próxima!