O show de Carnaval pelo Mundo: quando a ginga do Brasil ultrapassa fronteiras

Carnaval pelo mundo

Carnival around the world

Que a folia é uma festa tipicamente brasileira, não é novidade. Mas você sabia que as celebrações do Carnaval pelo mundo estão se tornando cada vez mais populares?

Como você irá constatar nesse texto, essas comemorações não ficam restritas aos meses de fevereiro e março. A ginga e a malícia do povo brasileiro podem invadir os quatro cantos do planeta em qualquer época do ano!

Como são as celebrações de Carnaval pelo Mundo no meio do ano?

Além das celebrações que acontecem nos meses de fevereiro ou março, seguindo o calendário tradicional, é muito comum que escolas de samba brasileiras sejam convidadas a se apresentar em outros países durante os meses de junho a setembro.

A preferência por esse período do ano, se deve, em parte, a fatores climáticos, já que é verão nos países do hemisfério norte. Para aproveitar os meses mais quentes e atrair turistas ou mesmo imigrantes que estão com saudades de casa, muitos governos promovem festivais, que celebram a cultura de diferentes regiões do mundo.

Nesse contexto, um show de escola de samba se torna uma excelente oportunidade para promover a cultura brasileira. Afinal de contas, o nosso carnaval encanta turistas dos quatro cantos do planeta: mesmo as pessoas mais tímidas dificilmente conseguem resistir aos primeiros batuques.

Como surgiu esse interesse pelo samba show brasileiro?

Hoje em dia, as  festas carnavalescas pelo mundo se tornaram comuns em vários continentes: na Ásia, países como China e Coréia já promovem eventos como esse, que também se popularizaram pela África e por toda a extensão do continente europeu.

Uma das mais tradicionais celebrações acontece anualmente em Seychelles, um arquipélago formado por 115 ilhas paradisíacas que fica próximo ao Oceano Indico. A proposta do “carnaval dos carnavais” é receber representantes de diversos países para uma grande festa.

Já o Mega Samba é um festival que acontece no último fim de semana de julho, em Sesimbra, vila portuguesa que está localizada a cerca de 40 km da capital, Lisboa. A ideia aqui é reunir apreciadores do samba para uma grande reverência ao ritmo. Além das apresentações, são ministrados workshops.

Cita-se ainda o Carnival de Asakusa, no Japão, que acontece anualmente, sempre no último fim de semana de agosto. Para se ter uma ideia de sua importância, o evento é considerado o maior desfile de escola de samba realizado fora do Brasil. De acordo com a tradição, as agremiações se exibem pelas principais Avenidas de Tóquio.

Por que levar São Paulo para o Carnaval pelo Mundo?

Não é exagero dizer que, quem abriu as portas para o samba brasileiro no exterior foi o grupo Fundo de Quintal. No final da década de 80, após participar de documentários e outras produções no Japão, os músicos foram convidados a realizar uma turnê pelo país. Cite também o segundo maior carnaval fora do Brasil realizado no Japão cidade Asakusa

Décadas mais tarde, a conclusão a que se chega é que os profissionais brasileiros souberam aproveitar a oportunidade e o carnaval se consolidou em todo o país. Além de toda a tradição das festas promovidas no Rio de Janeiro e Bahia, é válido destacar o crescimento do carnaval paulista.

Além da infraestrutura oferecida pelo Complexo do Anhembi, que dispõe de um espaço para que as agremiações se organizem antes de chegar à avenida, merece destaque a chegada de um dos mais renomados carnavalescos. Depois de quatro títulos no Rio de Janeiro, o criativo Paulo Barros faz sua estreia em São Paulo já em 2020.

Neste cenário, a Apito de Mestre possui um show pronto para eventos (mas que pode ser personalizado). Nosso elenco ajuda a apresentar ao mundo tudo o que o Brasil tem de melhor, realçando a beleza das nossas mulheres – em um show de mulatas que abraça a todas as etnias – além de toda a criatividade e simpatia do nosso povo.

Quer que um show de samba “incendeie” ainda mais as celebrações de Carnaval pelo Mundo? Clique aqui para falar comigo e conhecer melhor tudo o que nós fazemos na Apito de Mestre. Até a próxima!