Sinalização de diretores de Bateria

Sinalização de diretores de Bateria, sejam eles em ambientes corporativos ou de uma Escola de Samba que participam da indústria chamado carnaval.

Diretor bom é o que sabe tocar ou que sabe sinalizar ou que sabe ensinar?
Que dilema não é, um cargo tão cobiçado pelos ritmistas e muito ingrato aos diretores.

A sinalização de diretores de Bateria que traz mais autoridade

É o cara que faz as três opções sabe tocar, ensinar e sinalizar muito bem, tem uma boa didática para demonstrar, quando é cria da casa vixe maria nem se fala.

Mas há muitas controvérsias neste ponto de vista, muitos ritmistas virtuosos no ritmo, possui uma grande dificuldade em passar seus anos de experiência tocando, como dosar tudo isso.

Neste momento, aqui entra a famosa gestão de bateria, uma palavra que muitos odeiam e até questionam, poxa eu sou melhor que aquele cara porque não fui escolhido, sempre vamos ouvir isso.

Para o projeto de montar a bateria, vamos fazer uma analogia pensando numa escalação de um time de futebol de campo.

Existem 11 posições e pela estratégia, o treinador (em nosso caso os Mestres e Diretores de Bateria), vai escalar conforme o material humano que tem em mãos concordam…

Quando não possuiu a habilidade de tal ritmista, é dever das agremiações, fazer jus ao nome Escola de Samba, local de formação de sambistas.

De novo, vem a figura tão importante de uma bateria o diretor, é preciso treiná-lo para ele ser o “professor” dos novos ritmistas, com dever fazer em todos os ensaios a reciclagem dos que já estão tocando.

Ser diretor não é somente subir de cargo, é servir ainda mais!!!

Aqueles que buscam o cargo, eu acredito que os ritmistas podem dar o papo com o mestre sim dizendo que tal diretor está deixando a desejar no comando.

E posso descrever com autoridade, não é fácil ser diretor de uma bateria, os caras trabalham demais (conversa para outro post), pergunte par quem já é diretor de bateria.

Aqui não quero descrever o que eu acho se é ou não certo, quero descrever que existem diversos caminhos para se melhorar o ritmo de uma bateria de escola de samba.

Voltando a analogia com a escalação de futebol, um time precisa sim de um bom Ritmista, um bom Comunicador, um cara que saiba resolver as vaidades, um cara passa a visão e dê um papo reto, e o mais importante, um Excelente estrategista.

Vocês acham que não existe uma estratégia dentro da bateria? Estão enganados, existe sim muita estratégia, diria que é igual uma guerra, já que estão coordenando de 200 até 300 soldados do samba.

Você que está lendo este post e tem o sonho de ser diretor, vou relembrar, você não está neste cargo para ser chefia, você está no cargo para servir seus ritmistas, não importa o naipe, você vai ajudar sua bateria.

Diretor, está vendo um cara de outro naipe tocando errado, vai lá e corrija, sem esculachar, de o papo, explique, você é o exemplo.

Se tem algo errado na bateria, conversa com a direção de bateria, quando possível converse diretamente com o ritmista, ali estão todos no mesmo objetivo.

Seja um líder estratégico gerencie com todo time

Seja inteligente traga o ritmista para seu lado, é muito simples, trate-o como deseja ser tratado, com muito respeito.

Sua direção que vai determinar como o Samba será tocado, se é legal e divertido ensaiar ou é um saco, ouvir você falando e cobrando ritmo.

De novo, não existe apenas um caminho a seguir, mas existe várias possibilidades de você ser o “Diretor” da rapaziada e juntos fazerem um belo trabalho.

Mande este post para as pessoas que você respeita na sinalização de diretores de Bateria e comente aqui o que achou desta matéria.

TMJ Rapaziada, vamos trabalhar a batida perfeita!!!