Treinamento e desenvolvimento de pessoas: como funciona?

 


Atualmente, no universo corporativo, há inúmeros métodos válidos para treinamentos e desenvolvimentos de pessoas.

Como por exemplo, as palestras, cursos, treinamentos presenciais, e-learning e entre outros.

Exemplos do uso desses métodos de treinamento e desenvolvimento de pessoas

Um bom exemplo de método de treinamento é o uso de jogos de empresa, pois esse tipo de atividade permite aos funcionários praticar habilidades em um ambiente controlado e seguro.


Além disso, utiliza-se também outros métodos mais autênticos e inovadores, como por exemplo os instrumentos de percussão em oficinas de treinamentos e atividades vivenciais. 

Essas oficinas permitem que os participantes experimentem a dinâmica de trabalho em equipe, comunicação, liderança e resolução de problemas, gestão de tempo por meio da música de percussão.

Além disso, elas têm como base, a filosofia do ritmo, em que seus participantes aprendem a tocar diversos instrumentos de percussão.

Sendo estes, por exemplo, a bateria oficial do carnaval, tamborim, chocalho, Repique ou Repinique, Caixa e Surdão.

Avaliação de desempenho e desenvolvimento

O treinamento e desenvolvimento de pessoas também pode incluir a avaliação de desempenho, que permite identificar pontos fortes e áreas de melhoria dos funcionários.

Isso costuma ser feito por meio de uma analogia entre o universo corporativo e de uma escola de samba, já o que move os negócios são as pessoas.

Além disso, o treinamento e desenvolvimento de pessoas também inclui a criação de programas de desenvolvimento.

Estes, por sua vez, permitem que os próprios funcionários possam planejar sua trajetória profissional e se preparar para novos desafios.

Assim sendo, o treinamento e desenvolvimento de pessoas é um processo fundamental para o sucesso de qualquer empresa ou organização.

O processo de treinamento é complexo

Como já foi mencionado, o processo todo engloba a utilização de inúmeras ferramentas e técnicas, como palestras, cursos, treinamentos presenciais, e-learning, experiências e atividades vivenciais e oficinas de percussão, sempre objetivando aperfeiçoar as habilidades, conhecimentos e competências dos funcionários.

A escola de samba tem papel importante nesse processo

A escola de samba é uma expressão cultural brasileira que carrega consigo uma grande variedade de cultura organizacional, que somente as empresas de sucesso carregam.

Os instrumentos de percussão são fundamentais para a criação do ritmo e da sonoridade característicos das escolas de samba. Na sua empresa o que está faltando para você dar ritmo ao seu negócio e sua vida!

 

 

Conhecendo a fundo atividades vivenciais: Dinâmica com bateria de samba

Os desafios de um mestre. Como driblá-los e ter a confiança da sua equipe?

Resolvendo Conflitos Empresariais e Fomentando um Ambiente de Trabalho Harmonioso

Workshop de liderança, o que é e como é participar de um

plugins premium WordPress