Comunicação: uma área estratégica para qualquer empresa!

Qualquer que seja o segmento em que a sua empresa atue, a busca por um padrão de excelência na comunicação se tornou obrigatória para aquelas que desejam sobreviver em um mercado tão competitivo.

E, nesse contexto, a capacidade de dialogar com os diferentes públicos faz toda a diferença para quem quer conquistar bons resultados.

Mas será que a sua empresa oferece oportunidades para que seus colaboradores aprimorem as suas habilidades de comunicação? Entenda por que essa competência é tão valorizada nos dias de hoje entre os departamentos.

 

O que é comunicação interpessoal?

Dá-se o nome de comunicação interpessoal ao processo em que duas ou mais pessoas interagem trocando mensagens, informações ou até mesmo, emoções.

Ela pode ser verbal – quando há o uso da palavra escrita ou falada – ou não verbal, quando são utilizadas expressões corporais e faciais, que funcionam como uma espécie de código.  

No universo corporativo, ela é essencial para criar uma atmosfera de integração e sinergia entre os colaboradores para que os objetivos sejam alcançados.

Onde os canais utilizados pela liderança, precisa fazê-lo com clareza, para evitar ruídos que prejudiquem a compreensão do receptor.

Da mesma maneira, é importante que a comunicação interpessoal leve em conta o ajuste de linguagem para os diferentes públicos, incluindo o externo, do qual fazem parte fornecedores e clientes finais. Isso aumenta as chances de conquistar melhores resultados.

 

Como potencializar a habilidade em comunicação?

A comunicação se tornou um dos pilares da estratégia de qualquer empresa, pois tem por objetivo conscientizar os colaboradores sobre os valores e a dinâmica que prevalece no ambiente de trabalho.

Utilize-a como um facilitador no relacionamento com diferentes públicos, seja ele interno ou externo.

Veja algumas dicas de como aprimorar essa habilidade e encantar sua plateia:

Comunicação interpessoal e intercultural

O primeiro fator é reconhecer que, além de interpessoal, a comunicação é intercultural, ou seja, acontece entre pessoas provenientes de diferentes culturas.

Na prática, isso significa compreender que essas peculiaridades podem influenciar no processo e em seus resultados.

Conheça o seu receptor

Conhecer o perfil do seu público-alvo lado é fundamental para quem pretende encantar a plateia. 

Em outras palavras, é essencial adaptar o seu discurso às pessoas que vão ouvi-lo, este é um dos segredos para encantar a plateia com a sua oratória.

Redação escrita

Na comunicação por escrito, o ideal é que ela respeite a norma culta da língua, sem gírias ou expressões de baixo calão. Por outro lado, a menos que todos os participantes tenham nível equivalente de conhecimento sobre o tema, deve-se tomar cuidado com o excesso de termos técnicos.

Faça uma autoavaliação

Sempre que terminar uma palestra ou então conduzir uma reunião, faça uma autoavaliação do seu desempenho. Será que você conseguiu transmitir as suas ideias e orientações de maneira clara e assertiva?

 

Como o treinamento com samba pode melhorar a comunicação da sua empresa?

A dinâmica com escola de samba propõe aos participantes que recriem um desfile de escola de samba em tempo recorde: para conseguir realizar essa missão, eles são divididos em alas, que devem se comunicar internamente e também umas com as outras visando um bom resultado final.

É uma oportunidade para que os colaboradores exercitem a sua capacidade de comunicação, bem como profissionais que já ocupam ou então estão sendo preparados para ocupar cargos de liderança.

Ao mesmo tempo, eles vão ouvir relatos de como a comunicação é essencial para que uma escola de samba faça uma apresentação harmônica, que conquiste os jurados e a plateia na avenida

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