Instrumentos do samba: quais são?

O samba é paixão nacional e, na hora de organizar um bom show, o que não pode faltar são os instrumentos do samba que não deixam ninguém ficar parado.

Mas quais são os instrumentos do samba mesmo? É o que você confere neste post da Apito de Mestre. Fique ligado!

 

– Cavaquinho

O cavaquinho parece um violão pequeno, mas só tem quatro cordas e tem som mais agudo. Tocado com uma palheta, ele é um dos principais instrumentos do samba de roda, samba raiz e também do grupo de pagode.

– Violão

O violão é o instrumento perfeito não só no show de samba como em vários outros ritmos musicais. Feito em madeira, ele pode ter seis ou sete cordas, as quais podem ser dedilhadas ou tocadas com palheta.

– Pandeiro

Oriundo da África oriental, o pandeiro é um instrumento de percussão completo.

Feito de madeira, com platinelas com som agudo, afinadores e coberto com a pele de nylon, dá um ritmo característico ao samba de roda. Coberto com a pele de animal, é ideal para tocar num show de chorinho

– Surdo

O surdo é um dos instrumentos do samba que não podem faltar em qualquer comemoração. Seu som grave traz o peso que uma roda de samba precisa, além de fazer com maestria a marcação seja em um partido alto ou samba canção.

Produzido em madeira e ou alumínio, o surdo pode ser coberto metade com nylon e metade com couro ou então ser revestido totalmente com couro. Ele é tocado com as duas mãos, a mão com baqueta bate do couro e outra mão vem abafando as batidas e toques.

– Tamborim

Produzido em alumínio e coberto com nylon, o tamborim é um dos instrumentos do samba que mais chamam a atenção. Ele é utilizado para efeitos e é tocado no teleco teco aos desenhos de uma bateria de escola de samba. A forma de tocar é com uma baqueta batendo no nylon 3×1.

– Tan-tan

O tan-tan ou tantã é um instrumento do samba que contribui para a percussão. Ele é um tipo de tambor de formato afunilado, recoberto com poliéster ou pele de animal. Sua função é fazer a marcação, é tocado com uma mão tocando a pele e outra no corpo do instrumento.

– Cuíca

A cuíca é um instrumento do samba produzido por metal, revestido por couro com uma vareta no meio do couro, chamado de cambito.

Ela é tocada com um pano umedecido, para fazer o som da cuíca roncar. Ao colocar uma das mãos dentro do instrumento, é necessário apertar com o pano úmido em cima do cambito, fazendo movimentos para frente e para trás.

A outra mão vai pelo lado de fora, apenas com os dedos vai pressionando e soltando o couro. Quanto mais próximo do centro, o timbre fica mais agudo.

– Frigideira 

A frigideira é tocada com uma baqueta de nylon com as pontas de alumínio, como um tamborim fazendo sons agudos. Um dos instrumentos do samba que não podem faltar em grandes apresentações.

– Repique de mão

O repique de mão é produzido em alumínio ou acrílico e coberto com nylon. É um instrumento de corte que entra no contratempo da batida do tan tan, dando um belo swing à roda de samba.

– Reco-reco

Formado por uma base de aço e metal com molas ou cortes no aço, o som do reco-reco é produzido pelo atrito entre essas partes.

O instrumento é tocado com uma vareta de aço pressionada sobre sua chapa de aço, fazendo movimentos de reco-reco, por isso seu nome. Muitos músicos utilizam uma chave de fenda para dar um som mais agudo no samba.

– Timbas

Instrumento da família do tan-tan, tantanzinho e do rebolo, produzido em madeira ou alumínio com tirantes e revestido de couro ou napa, a timba, é instrumento de marcação do samba, com som grave.

Ela é tocada com as mãos, uma fazendo a marcação no corpo do instrumento e a outra mão em cima da pele.

– Contra baixo

Instrumento do samba feito de madeira mais grossa, tem um som muito grave, senão o mais grave com cordas. Muito utilizado em bossa nova e jazz, traz todo o peso que um show grande necessita. Item fundamental em grandes eventos com show de samba.

– Bateria

A bateria é um instrumento percussivo com diversos conjuntos de sons e timbres. Prato de condução, surdo, tom-tom, bumbo, caixa e chimbau conformam esse instrumento do samba.

Gostou de conhecer todos os instrumentos do samba? Agora imagine todos esses instrumentos com os músicos do grupo Apito de Mestre fazendo um show de samba para sua festa!!!

Até o próximo post.