Mais que diversão: por que desenvolver um programa de treinamento com Escola de Samba?

A preparação para competição, possui um programa de treinamento específico para ativar as atitudes e objetivo comum entre os jovens. Os atletas por exemplo, em busca de melhores resultados, disputam entre si rumo ao topo do ranking.

Contudo, essa postura não fica limitada apenas ao segmento desportivo, no mercado de trabalho é habitual ver profissionais concorrendo por superiores desempenhos e rendimento.

Em uma época marcada pelo alto nível de competitividade, as empresas que mantém em seus quadros funcionários mais qualificados, que se caracterizam por sua capacidade de adaptação as mais diferentes situações, levam vantagem.

Nesse sentido, as organizações devem oferecer oportunidades para que seus colaboradores desenvolvam as habilidades técnicas e comportamentais, de modo que a sua atuação contribua para o alcance dos resultados organizacionais desejados.

Os benefícios de um programa de treinamento são vários. Percebe-se, notadamente, uma elevação nos padrões de qualidade, com profissionais que desenvolvem novos olhares para as situações e desafios impostos no dia a dia.

Algumas companhias, de fato, estimulam a ‘luta’ entre os colaboradores, pois faz parte da cultura organizacional. Outras, têm o valor pautado na cooperação. “Entretanto, independentemente do local, ter uma interação harmoniosa com o grupo é essencial.

Que lições um treinamento de carnaval pode ensinar aos jovens?

As alas de uma escola de samba podem ser comparadas aos diferentes setores que fazem parte de uma organização escolar.

Para alcançar o resultado desejado – a maior pontuação entre os participantes do desfile – é preciso que cada componente execute a sua tarefa com precisão. Mas, por outro lado, a harmonia e a evolução dependem da performance coletiva.

Guardadas as devidas proporções, a dinâmica é semelhante. Um treinamento com samba estimula e resgata a importância da atuação em grupos e o papel de um líder para conseguir com que a sua equipe alcance o rendimento esperado.

Como desenvolver a filosofia da música nas escolas?

O filósofo e matemático Pitágoras, através de sua percepção, nos mostrou as variações dos sons das cordas através das escalas esons que chamamos de harmônicos.

Em nosso treinamento de desenvolvimento humano, utilizamos os instrumentos de percussão para trabalhar o ritmo, harmonia entre pessoas.

Num momento tão virtual a socialização entre pessoas, fará grande diferença na vida dos futuros profissionais.

Como funciona o desenvolvimento humano e emocional dos alunos com Escola de Samba?

Via de regra, o encontro consiste em três etapas: na primeira, há uma conversa com os participantes, onde todos deverão criar uma agremiação fictícia e produzir um desfile de uma escola de samba em poucas horas, atentando-se a todas as etapas.

Os participantes são estimulados a desenvolver novos olhares e superar suas limitações, sendo convidados a tomar decisões que podem interferir positiva ou negativamente no desempenho do grupo.

Três competências bastante trabalhadas são: atenção, criatividade e disciplina. Atividades como a composição de um samba de enredo, aprender a tocar um instrumento de percussão e o desenvolvimento de protótipos e confecção de fantasias.

Embora exista um planejamento pré-definido, podemos fazer alterações no programa de treinamento de acordo com a necessidade específica.

O sucesso de uma escola de samba durante o desfile, é conscientizar que os mais de 3.500 integrantes estão ali por um único objetivo, fazer o melhor desfile e ser uma agremiação campeã.