Pré-carnaval: veja a rotina dos profissionais antes da grande festa!

Dizem as boas línguas que o Brasil é o país do Carnaval, dada a fama que todos nós temos de gostar de uma festa. Há quem diga, inclusive, que o ano só começa após a folia.

Se os foliões contam as horas para a chegada dessa época, carnavalescos, musas e demais artistas envolvidos não param: o pré-carnaval pode acontecer o ano todo, mas se intensifica logo após a queima de fogos do Réveillon. Entenda o que acontece durante os preparativos.

Pré-carnaval

Como as musas se preparam para o carnaval?

O pré-carnaval das musas começa meses antes. Os ensaios costumam ter início no segundo semestre do ano anterior. Outra estratégia comum entre essas belas mulheres é participar de um treinamento de musculação para moldar o corpo as preferências do público.

O grande desafio de uma passista é percorrer toda a extensão da passarela sambando, sem perder o fôlego. Aconselha-se que o programa de exercícios possua uma supervisão profissional com o intuito de nortear o seu trabalho. 

Entre as atividades que podem ser praticadas estão a corrida e salto de alta intensidade. Dentre as belas, também existe quem seja adepta de cuidados especiais com a alimentação.

Como as escolas celebram o pré-carnaval?

Se as musas fazem de tudo para se manter em forma, a motivação da diretoria das escolas de samba é realizar um desfile tecnicamente impecável e, ao mesmo tempo, vibrante. O objetivo é encantar a arquibancada e impressionar até mesmo os jurados mais rigorosos.

Por conta disso, vários ensaios gerais são agendados nos meses que antecedem a folia.

A ideia é promover a integração entre a comunidade e os artistas convidados, de modo a garantir a plena harmonia na avenida.

Pois é comum a realização de homenagens à velha guarda da escola, ou nos blocos de carnavais relembrando as marchinhas.

Também é a oportunidade para se familiarizar com as fantasias e adereços – certificando-se de que eles favorecem os movimentos – bem como memorizar as letras dos sambas-enredos e descobrir as demais surpresas planejadas pelos carnavalescos.

Como é o pré-carnaval nos clubes?

As celebrações pré-carnaval também se popularizaram entre os clubes. Para despertar o interesse dos associados e convidados, os organizadores apostam em uma receita que combina duas paixões nacionais:  que tal saborear uma  suculenta feijoada com samba?

No que diz respeito a trilha sonora, uma das alternativas é se render à tradição e energia de uma bateria completa. Trata-se de uma experiência que certamente vai fazer com que a mais tímida das pessoas se arrisque a fazer alguns movimentos.

Isso ocorre muito nos bailes de máscaras, outro tipo de esquenta realizado por muitos clubes.

Outra opção é contratar um grupo de samba, que pode optar por um repertório que reverencia o samba-raiz ou então resgata sucessos que marcaram as últimas décadas, cantados por nomes como Zeca Pagodinho ou Martinho da Vila ou grupos de pagode como Raça Negra e Só Pra Contrariar.

Entendeu como o pré-carnaval pode ser celebrado de diferentes maneiras por quem trabalha com a folia? Clique aqui para  solicitar um orçamento e contratar o grupo de samba da Apito de Mestre. Até a próxima!

Conhecendo a fundo atividades vivenciais: Dinâmica com bateria de samba

Os desafios de um mestre. Como driblá-los e ter a confiança da sua equipe?

Resolvendo Conflitos Empresariais e Fomentando um Ambiente de Trabalho Harmonioso

Workshop de liderança, o que é e como é participar de um

plugins premium WordPress