Onde tem samba no Brasil e como contratar um show para eventos?

show para eventos

Taí uma pergunta que parece fácil. Bem, a princípio, tem samba em todo canto do Brasil. Pode até não ter um grupo, uma escola, uma roda de samba ou qualquer outro formato organizado, mas o samba em si, ecoa nos corações de brasileiros nas 6 regiões desse enorme país.

Até aí, tudo bem. Sabemos que o brasileiro é apaixonado por samba e, na hora de agradar a gregos e troianos, é só botar um sambinha que todo mundo fica feliz. Mesmo assim, no artigo de hoje, a gente quer mais é dar uma noção geral de onde se concentram os maiores agitos do samba no Brasil.

Onde tem Samba?

Na Bahia, ô sinhá!

Porque o samba nasceu lá na Bahia

E se hoje ele é branco na poesia

Se hoje ele é branco na poesia

Ele é negro demais no coração

Samba da Bênção

Vinícius de Moraes

O poetinha tinha razão e deixou isso muito claro em suas canções, como a que acabamos de citar. A questão é, além da polêmica, que o samba sim nasceu na Bahia. Ali pelo recôncavo baiano, no século 19, da mistura de vários ritmos africanos. Apesar de que seja possível encontrar diferentes pontos de vista, o samba em si teve sua origem em cidades como Santo Amaro e Cachoeira da Bahia.

E voltando a responder à pergunta do título desse post, se estiver procurando samba, na Bahia, meu rei, você acha. Pode procurar pelo Samba de Roda de Nicinha, Samba de Roda Suerdieck, Dona Dalva Damiano Cachoeira, Samba de Roda Suspiro do Iguape. Na verdade, o que não falta é Samba na Bahia, ô lelê!

Em Fortaleza, sim sinhô!

Pouca gente sabe, mas Fortaleza tem uma tradição de samba bastante representativa, principalmente para os habitantes da capital cearense. E pouca gente sabe porque não é muito promovido na mídia nacional, podemos dizer que é um fenômeno intenso, mas local.

Há alguns lugares que celebram o samba com grupos próprios há décadas, como o Pagode da Mocinha, na Praia de Iracema. Mas, de 15 pra cá, grupos de escola de samba como a Unidos da Cachorra, Baqueta, entre outros, são responsáveis por levar a alegria a milhares de foliões nos pré-carnavais que todos os anos agitam a cidade.

Rio de Janeiro

Muita gente considera o Rio de Janeiro o coração do samba brasileiro. De fato, é o lugar onde o ritmo ganhou mais força, variedades de apresentação. No Rio, o Samba ganhou outros contornos, já a partir dos anos 20 do século passado, tais como o samba de breque, que tinha umas pequenas paradinhas com frases e pequenas histórias, aí foi onde a flauta, por exemplo, entrou pro samba.

E se for pra falar de variações, não tem como deixar de fora o samba enredo, estilo que projetou o samba do Rio pro país e pro mundo. No Rio, impossível não citar escolas de samba como a Mangueira, Portela, Viradouro, Beija-Flor, Mocidade e tantas outras que, todos os anos, levam a alegria para milhões de entusiastas.

São Paulo e Show para Eventos

A capital paulista é um dos lugares onde o samba também tem muita força. Assim como no Rio de Janeiro, escolas como a Gaviões da Fiel, Vai-Vai, Rosas de Ouro e Unidos Vila Maria representam as tradições de um samba autenticamente paulista.

Agora, depois de ouvir falar tanto de sambas e grupos e tradições, se o que você efetivamente está querendo é contratar um grupo para fazer um verdadeiro show no seu evento, pode contar com o Samba Show da Apito de Mestre. Levamos a festa à eventos corporativos, familiares, festas comemorativas em geral e tudo de acordo com o que você precisa. Pra dar uma ideia das nossas propostas, você pode escolher entre:

Show com Bateria de Escola de Samba

Elenco de Passistas e Mulatas

Roda de Samba Temática de Boteco

Grupo de Chorinho e Samba Raiz

E muito mais, é só entrar aqui.

Como você pode ver, samba é o que não falta no Brasil. E se o caso for encontrar um grupo que seja capaz de representar tudo isso que falamos no artigo, de acordo com o formato mais interessante para você e seu evento, entre em contato conosco! Com certeza, temos o show ideal para seu evento ser um sucesso.