De uma festa privada – que visa reunir familiares e amigos – a um grande evento, planejado para receber centenas de convidados: organizar um Réveillon inesquecível é uma tarefa que requer alguns cuidados.
Para encantar os participantes, é preciso prestar atenção a alguns requisitos. Veja um breve tutorial para fazer bonito e entrar 2020 arrasando!
- Os cuidados na escolha do local
Uma das primeiras providências para quem se propõe a organizar um Réveillon é definir o local em que será realizada a festa da virada. O ideal é que o acesso ao espaço do evento seja facilitado.
Deve-se levar em conta que nem todas as pessoas estão dispostas a dirigir, seja porque desejam se divertir sem preocupações – o que inclui a ingestão de bebidas alcóolicas – ou mesmo para não enfrentar as complicações no trânsito.
Nesse contexto, priorizar propriedades ou estabelecimentos em que as pessoas possam pernoitar após a virada é um diferencial. Como alternativa, se o local for muito afastado, é recomendável disponibilizar um serviço de transporte, para deixá-los em determinado ponto da cidade.
Outros fatores que devem influenciar a escolha do local são a acessibilidade e as características do ambiente. É importante lembrar que o clima de alegria permeia a celebração do ano novo e isso deve se refletir em toda a propriedade.
- Providencie o alvará
Se a sua intenção é organizar um Réveillon para mais de 250 convidados, lembre-se de que a obtenção de um alvará é uma exigência legal. Além do mais, essa é uma garantia que os requisitos mínimos de segurança foram atendidos, o que garante mais tranquilidade ao público.
Via de regra, a requisição do alvará deve ser feita com pelo menos 15 dias de antecedência junto à Prefeitura do Município onde o evento será realizado. Esse documento é essencial, pois facilita o trabalho de autoridades em caso de emergência.
- Capriche na decoração
Outra dica para produzir uma festa da virada que permaneça na memória dos convidados é caprichar na decoração, afinal de contas, os detalhes encantam e fazem toda a diferença!
Muitas cores estão associadas a essa data comemorativa, como o branco, o dourado e o prata. E são elas que costumam predominar nos salões! Por outro lado, isso não impede que outras tonalidades, especialmente as mais claras, sejam utilizadas.
Arranjos de velas e flores também costumam enfeitar as mesas. Para mais ideias inspiradoras, nós sugerimos que você converse com profissionais de decoração, tendo em vista que eles estão preparados para materializar todos os seus desejos!
Para eventos públicos, onde não há comercialização de ingressos, a principal dica é reforçar a iluminação, tanto para garantir a segurança, quanto pelos contrastes que os efeitos luminosos podem gerar em contato com os figurinos e acessórios.
- Organize a venda de ingressos
Se a entrada for condicionada à posse dos ingressos, é preciso articular também como será o processo de vendas. Além de pontos físicos, é recomendável que os bilhetes sejam comercializados também pela internet, para atrair um maior número de pessoas.
Além disso, o ideal é disponibilizar formas variadas de pagamento, como dinheiro e cartões de débito ou crédito. Ao mesmo tempo, é recomendável a criação de um hotsite com todas as informações sobre o evento, incluindo cardápio, atrações e eventuais benefícios a que o público terá direito.
Para alavancar as vendas, o organizador pode estabelecer, por exemplo, uma data limite para que os ingressos sejam comercializados a preços profissionais, além da adoção, por exemplo, de códigos de desconto.
- Seja criterioso ao selecionar fornecedores
Outra etapa muito importante para quem se propõe a organizar o Réveillon é a seleção de fornecedores. Antes de mais nada, pesquise a reputação das diversas empresas que atuam no mercado. Vale até mesmo pedir indicações a outros produtores de eventos.
De qualquer maneira, é interessante montar um checklist com outras empresas que atendam às mesmas categorias. Esse cuidado é importante para o caso de algum imprevisto, que impeça a entrega total ou parcial do pedido, ou então uma demanda extra de última hora.
Como última sugestão, destaca-se o fato de que os fornecedores que oferecem soluções múltiplas devem ganhar a preferência. Em outras palavras, é vantajoso optar por empresas que, além dos comes e bebes, também entreguem talheres e pratos ou produtores que ofereçam vários tipos de shows.
Para evitar quaisquer contratempos, o ideal é que todos os serviços contratados, bem como as obrigações de cada fornecedor, estejam registrados por escrito. Essa garantia é importante para que todos os envolvidos possam reivindicar seus direitos na justiça, em caso de descumprimento de uma ou mais cláusulas.
- Selecione as melhores atrações
Por fim, ao organizar um Réveillon é essencial que você se preocupe com as atrações que vão animar a sua virada de ano. Para oferecer um bom entretenimento, também é preciso se planejar.
Conforme o porte do evento, nada impede que sejam contratados artistas de vários gêneros: um DJ, uma banda e uma escola de samba, por exemplo.
Essa diversidade de atrações é essencial para quem quer agradar a um público variado – adepto dos mais diversos estilos. A banda pode tocar clássicos e hits que estão nas paradas de sucesso, o DJ pode remixá-los e animar os intervalos.
A escola de samba, por sua vez, possui a incrível capacidade de reenergizar o, transformando a sua festa em uma explosão de alegria. Nesse momento, em que as pessoas estão renovando as suas esperanças, elas são tomadas por uma energia contagiante. É difícil encontrar alguém que consiga ficar parado em um Réveillon com samba.
É preciso, nessa hora, escolher fornecedores com boa reputação no mercado e comparar o que cada um deles oferece antes de tomar sua decisão. Melhor ainda se uma mesma empresa possuir em seu casting um elenco diversificado, como é o caso da Apito de Mestre
Gostou das nossas dicas para organizar um Réveillon? Entre em contato e descubra como a Apito de Mestre pode deixar a sua festa da virada ainda mais animada: fale conosco pelo formulário do site ou pelos nossos perfis em redes sociais. Até a próxima!