Formação de liderança corporativa: como o samba pode ajudar?

Team-Building-Tamborim

Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas estão investindo constantemente na formação de liderança corporativa qualificada. Esta é, inclusive, uma questão estratégica, já que profissionais com esse perfil são essenciais para que as metas da organização sejam alcançadas.

 

A atuação de um líder preparado é capaz de alavancar o desempenho do seu negócio. Entre os vários métodos de treinamento e desenvolvimento utilizados nos mais diversos segmentos, a dinâmica com samba tem encantado os participantes, diretores e profissionais de recursos humanos.

 

Nesse contexto, nós vamos explicar qual é o perfil desejável em um líder e como o treinamento com samba pode contribuir para aperfeiçoar tais características. Continue a leitura!

formação de liderança com samba

Aprimora a capacidade de gerenciamento de equipes

No exercício cotidiano de suas atividades, o líder empresarial tem a importante tarefa de fazer com que os colaboradores se empenhem em alcançar as metas estabelecidas pela empresa.

 

Para tanto, o líder deve valorizar os diferentes perfis profissionais, tanto no que diz respeito ao conhecimento técnico quanto a personalidade de cada um. Deve, também, levar essas características em consideração ao delegar tarefas e responsabilidades.

 

Você já parou para pensar que é exatamente isso que acontece em uma escola de samba?

 

Cada um dos integrantes tem sua própria história – muitos fazem parte da comunidade, enquanto outros são celebridades convidadas.

 

Cabe ao carnavalesco criar um espírito de cooperação e seu principal recurso são pessoas engajadas. Cada um sabe a sua função para que o resultado final – o desfile – conquiste os jurados e o público.

 

Um treinamento com samba dá aos participantes a oportunidade de melhorar a capacidade de gerenciamento de equipes, algo essencial para quem exerce liderança corporativa.

Demonstra a importância de buscar conhecimento e tomar iniciativa

Em um curso de formação de liderança corporativa, também é importante que os participantes entendam a importância de tomar iniciativa. Em outras palavras, a atuação de um líder não deve ficar restrita ao campo das ideias e orientações.

 

Um bom líder deve não apenas acompanhar – mas também intervir – em todas as etapas do processo, entendendo os requisitos necessários dentro da operação para que os objetivos sejam plenamente alcançados, ou seja, fazer acontecer.

 

Mais uma vez, portanto, é possível identificar semelhanças entre o dia a dia de alguém que faz parte do universo corporativo e o universo do carnaval. Afinal de contas, o carnavalesco deve conhecer toda a dinâmica de um desfile para viabilizar ações que potencializem o desempenho da escola, participando ativamente de todos os preparativos.

Ensina a contornar imprevistos e a manter o controle

Por último, é válido destacar que, tanto no carnaval quanto em um projeto corporativo, imprevistos podem acontecer.

 

Na passarela, uma fantasia pode se rasgar, um instrumento desafinar ou um sapato quebrar, por exemplo. Na empresa, podem faltar recursos ou então os prazos podem ser insuficientes para concluir algumas tarefas.

 

Seja na escola de samba ou na empresa, é fundamental manter o controle para não comprometer o resultado. Pode ser necessária, inclusive, a adoção de alguma solução emergencial, que destoa completamente da ideia original.

 

Por mais complexa que seja a situação, é necessário agir com rapidez para coordenar uma mudança de rumo. E a liderança corporativa deve ser a primeira a tomar uma atitude.

 

Viu como as experiências do universo do samba podem ser uma importante fonte de aprendizado no processo de formação de liderança corporativa?

 

Aproveite e dê uma espiada na equipe da Apito de Mestre em ação!

Deu vontade de fazer também? Entre em contato conosco!