Treinamento corporativo com samba: por que levá-lo para sua empresa?

Treinamento Escola de Samba Apito de Mestre

Para a maioria das pessoas, sambar remete a um ato de diversão. Mas, somente quem está envolvido com o carnaval sabe que a organização de um desfile traz lições bastante valiosas. Lições estas que podem ser aplicadas em outras situações, inclusive em treinamentos corporativos.

 

Sim, você leu treinamentos corporativos! Quer saber como o samba pode ajudar a melhorar a performance do seu time? Continue a leitura!

Dinamica escola de samba Apito de Mestre

Desafia os colaboradores a abandonar a zona de conforto

Durante um treinamento corporativo com samba, os colaboradores são desafiados a preparar um desfile de escola de samba em surpreendentes 120 minutos.

 

Embora tenham o suporte do time da Apito de Mestre,  todas as iniciativas devem partir dos próprios participantes, como a montagem das alas, improvisação das fantasias e composição do samba.

 

Para cumprir essa missão com sucesso, eles precisam abandonar a sua zona de conforto e enxergar as situações de uma maneira diferente.

 

Mediante uma experiência desafiadora, a proposta é que as pessoas se reinventem e busquem soluções criativas, mesmo com poucos recursos ou tempo disponível. Afinal, criatividade é um requisito essencial tanto para quem se envolve com o carnaval quanto para quem almeja melhores oportunidades no ambiente corporativo.

 

Na festa popular, vários imprevistos podem acontecer antes ou durante as apresentações. Os profissionais da escola devem agir para não deixar que o público ou os jurados percebam que algo não saiu conforme o previsto. E isso depende de um time engajado.

Treinamento Escola de Samba Apito de Mestre

Resgate a importância do trabalho em equipe

Na ansiedade por conquistar melhores oportunidades no mercado, muitos colaboradores acabam focando no próprio desempenho.

 

Querendo provar suas qualidades, alguns não medem esforços para se destacar em todas as situações, gerando uma competitividade negativa na organização. Todavia, tal postura pode ser prejudicial e atrapalhar a conquista das metas planejadas pelo time.

 

Nesse sentido, um treinamento corporativo com samba é útil para despertar o senso de coletividade. Ele também pode mostrar que um time unido gera muito mais resultados do que uma pessoa sozinha ou um grupo de pessoas com objetivos distintos.

 

Isso porque o sucesso de um desfile de escola de samba depende não somente do desempenho individual de cada ala, mas também da sincronia perfeita entre elas. Para que a apresentação encante e contagie o público, os integrantes precisam colaborar uns com os outros, ao invés de competir entre si.

 

Princípio semelhante pode ser aplicado no ambiente de trabalho, como ficará claro a partir do programa de treinamento.

Treinamento de liderança inspiracional Apito de Mestre

Treinamento de liderança motivacional Apito de Mestre

Líderes podem reavaliar estratégias e planejamentos

Para quem ocupa um cargo de liderança, um treinamento corporativo com samba também se torna uma valiosa oportunidade para uma autoavaliação.

 

Durante essa experiência, os líderes podem descobrir novas maneiras de fazer com que seus times se comprometam com as metas estipuladas. Também é uma oportunidade para reconhecer novos talentos, descobrir habilidades e desenvolver comportamentos.

 

Da mesma maneira, é possível realizar uma autocrítica sobre o próprio desempenho, reconhecendo a sua responsabilidade pela performance do time.

 

Pronto para colocar seus colaboradores para sambar? Entre em contato com a gente e agende seu treinamento corporativo com samba!