Os instrumentos de uma bateria de Escola de Samba!

Entenda os principais instrumentos de uma bateria de escola de samba?

Para tocar os instrumentos de uma bateria de escola de samba, é necessário misturar corpo e alma, com seus diferentes estilos.

Temos o samba raiz, pagode, samba rasgado, de gafieira ou roda de samba e juntando tudo formam uma bela batucada.

Cada um é feito de um jeitinho, como se fosse parte de um organismo vivo. E, se o estilo vive, a bateria da escola de samba nasceu do coração dos sambistas.

O samba, feito para arrepiar e fazer todo mundo dançar tem origem simples, do batucado com tambores artesanais, os djambês. Daí aos surdos de marcação, de resposta e de corte, muito tempo passou. O que era uma manifestação cultural tornou-se carreira: ritmista. Esse conceito de “Escola” de Samba, nas quais era ensinado o ritmo aos moradores das comunidades, já existia na década de 1920, quando surgiram as primeiras agremiações de samba nos morros cariocas.

Atualmente fazer parte de uma bateria de escola de samba é coisa séria. Com instrumentos de primeira e com afinação perfeita, é bem mais difícil sair do tom. A escola de samba funciona quase como uma orquestra de percussão.

Para não desafinar no próximo carnaval, a Apito de Mestre vai te mostrar a função dos principais instrumentos de uma bateria de escola de samba.

Vamos começar pelo instrumentos Surdão numa Bateria

O surdo é um tambor preso ao ombro por uma tira de couro ou nylon e tocado com uma baqueta e com a outra mão do ritmista, que abafa o som da batida. Podem ser divididos em três tipos. Os surdos de primeira (ou de marcação), de segunda (ou de resposta), e de terceira (ou de corte) são os instrumentos responsáveis por dar o ritmo a uma escola de samba. Mesmo com suas variações, têm som bastante grave.

instrumento surdo
O naipe de surdos são instrumentos indispensáveis para uma bateria de escola de samba

O que faz o Repique ou repinique dentro da bateria?

Sabe o som que ecoa na maioria das paradinhas e chamadas das baterias de escolas de samba? É o do repinique. Trata-se de um cilindro/tambor de alumínio menor, de som mais agudo, que faz as viradas do samba.

instrumento repinique
instrumento repinique faz a chamada do samba

Você saiba que as Caixas ou Tarol traz a característica das baterias?

Sim são as caixas de guerra, a caixa também é um pequeno cilindro/tambor. Presa à cintura dos ritmistas quando tocado com talabarte, ou em cima sem o uso de talabarte, é o instrumento responsável pelo andamento do samba. Tem bordões (cordas finas) atadas sobre a membrana, que alteram o som do instrumento, deixando-o mais seco. É tocada com duas baquetas. O Tarol tem uma estrutura mais fina e é da família das caixas, utilizado em baterias de escola de samba, orquestras de frevo, bandas militares, fanfarras, bandas marciais e maracatu. Sua espessura é de 6 centímetros.

instrumento caixa
instrumento caixa traz a característica da bateria

E o instrumento Chocalho, ela complementa o naipe dos “leves”

Instrumento que complementa a parte leve da batucada, tocado apenas em determinadas partes do samba (normalmente nos refrões) junto com os tamborins, para ajudar as caixas na sustentação do samba de enredo.

instrumento chocalho
instrumento chocalho da a sustentação do ritmo e conversa com os desenhos do tamborim

O teleco teco do Tamborim faz todo o desenho das melodias do samba

É o instrumento responsável pela criatividade e desenho da melodia do samba. Ao contrário das caixas e chocalhos, que mantém a batida, o tamborim possui variações ricas, que dão personalidade ao som da bateria.

instrumento tamborim
instrumento tamborim responsável pelos desenhos em cima da melodia do samba

O choro da Cuíca, é tocada na divisão e execuções entre os áudios médio e grave

O formato da cuíca tem uma haste de madeira no centro da membrana. É daí que surge seu som peculiar. Para fazer a cuíca roncar, o ritmista fricciona essa haste com um tecido molhado, enquanto pressiona o couro do instrumento.

O swing baiano tocado no Timbal dentro da bateria

Composto por corpo de madeira ou alumínio, são tocados com as duas mãos tirando três tipos de som com as técnicas de execução chamadas Slap, Open e Bass em cima da pele de nylon. Nem todas as baterias de escola de samba utilizam.

instrumento timbal
instrumento timbal traz mais swing ao ritmo

O instrumento Agogô da um molho na ba

Composto por pequenos sinos e tocados com baquetas, o agogô tem um dos sons mais agudos em uma bateria de escola de samba.

E tem muito mais instrumentos de uma bateria de escola de samba

O pandeiro e os pratos também fazem parte do desfile de muitas escolas de samba. Contudo, em uma bateria com centenas de ritmistas, esses instrumentos são utilizados como complementos, uma vez que sua reprodução não são naipes obrigatórios para um desfile na avenida.

Isso não significa que a Apito de Mestre vai deixar os malandros com seus pandeiros de fora da sua festa. Assim como cada bateria de escola de samba pode definir como quer se apresentar, você escolhe o tamanho e o que quer ver no show do seu aniversário, casamento, ou na confraternização da sua empresa.

Fale com a Apito de Mestre. A gente faz o show com os instrumentos de uma bateria de escola de samba ou do jeitinho que você quer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Qualidades e Comportamentos de um Líder Inspirador

Dinâmica de Grupo Corporativa: Fortalecendo Equipes

Como a liderança transformacional inspiram suas equipes

Passos para organizar um evento de team building bem-sucedido

plugins premium WordPress